terça-feira, 6 de novembro de 2007

Jornalismo Digital

Se no começo da internet o Jornalismo Digital podia ser resumido em matérias copiadas de jornais impressos digitadas em um computador e colocadas na grande rede, atualmente não é mais assim. Fazer reportagens para a internet deixou há muito tempo de ser um simples ato de copiar e colar.

Jornalismo Digital é, basicamente, o jornalismo feito especialmente para ser publicado na internet. Atualmente, o jornalismo digital engloba desde grandes jornais on-line, que mantém equipes gigantescas de repórteres para atualizar suas páginas quantas vezes forem necessárias por dia, até pequenos blogs jornalísticos com equipes reduzidas -- ou, até mesmo, de um repórter -- com matérias, crônicas e impressões sobre o dia-a-dia.

O Jornalismo Digital possui uma dinâmica que, por enquanto, nenhum outro meio jornalístico conseguiu alcançar. Além de ser possível disponibilizar informações em vários tipos de mídias diferentes, o jornalista pode atualizar a informação várias vezes durante o dia, além de corrigi-la. Se você escreve uma reportagem para um site, pode colocar o áudio do entrevistado, um vídeo mostrando algo interessante para a matéria além de links com outras informações que possam interessar o leitor. Aliás, falando nos leitores, o jornalismo digital possui uma interatividade com seu público de uma forma sem precedentes. Vários jornais online disponibilizam mecanismos que permitem que seus leitores comentem sobre as reportagens publicadas e, até mesmo, que o público escreva novas matérias.

Nenhum comentário: