terça-feira, 6 de novembro de 2007

Blog: companheiro ou inimigo do jornalismo online?

A internet traz diversas novas possibilidades de comunicação, que atraem não só pela facilidade de pôr as idéias na web como pela de lê-las e enviá-las. Dentre estas inúmeras novas possibilidades encontram-se os blogs: espaços na rede em que o usuário pode compartilhar textos e imagens (em alguns, até mesmo vídeos) com toda a web.

Essa liberdade que o emissor encontra no blog traz à tona todo tipo de inclinação: desde poéticas e anti-governistas até ecológicas e jornalísticas. O cidadão comum descobriu que pode ser o que quiser na internet: as opções são inúmeras e publicar um texto, seja de protesto, seja de amor, está ficando cada vez mais fácil.

A linguagem dos blogs também é mais despojada, o que faz com que os números de acessos a páginas desse tipo cresça exponencialmente. A internet permite a disseminação dos mais variados estilos e nos blogs é possível encontrar jornalismo com os mais diversos enfoques - deixando mais opções para o leitor, que escolhe o blog pelo estilo, pelo enfoque, pelo layout, enfim, adapta-se o jornalismo ao internauta.

Contudo ainda há a questão dos meios "oficiais" de notícia. Eles ficarão afetados por esta identificação do leitor com o blog?
O leitor hoje, neste turbilhão de informação que é a internet ainda tem a necessidade de se sentir seguro quanto ao que está lendo: ter certeza de que aquilo não é boato. Quem se interessa por um assunto noticiado num blog acaba indo procurá-lo num site especializado em jornalismo, cuja credibilidade tranquiliza o leitor, que sempre tende a pesquisar quando um assunto lhe interessa.

Os blogs portanto são mais uma forma de expressão possiblilitada pela internet e, ao invés de competir com os sites especializados, interagem positivamente com eles.

Nenhum comentário: